Leitura do PCN, Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Trecho: Prática de produção de textos orais e escritos, pag. 74 a 77.
2a. Atividade:
2a. Atividade:
Criem um exemplo de atividade prática a ser utilizada em sala de aula, onde o trabalho com a produção de texto é acessível a alunos de vários níveis ou mesmo portadores de necessidades especiais.
ASSUNTO:
ATIVIDADE:
JUSTIFICATIVA: (pequeno parágrafo, embasado na leitura proposta)
JUSTIFICATIVA: (pequeno parágrafo, embasado na leitura proposta)
DURAÇÃO: (tempo estimado)
ALUNOS: (faixa etária, série, tipo de necessidades... o que acharem conveniente explicar)
OBJETIVO: (o que aprendizagem espera alcançar)
DESENVOLVIMENTO: (forma de realização, passos)
AVALIAÇÃO: (forma de verificação da aprendizagem)
Gênero Textual: Conto
ResponderExcluirAtividades: Leitura de imagens e produção de texto
Justificativa: As crianças possuem muita resistência na produção de escrita, dificultando intervenções e o desenvolvimento individual satisfatório nas produções de temas livres ou estabelecidos. Na maioria das vezes, escrevem de forma bastante reduzida, com escassez de detalhes e sem criatividade. Pensando nestas dificuldades, propomos aos alunos a criação de conto através de imagens sequenciadas.
Duração: 60 minutos
Alunos: 5º ano
Objetivos :
• Desenvolver a capacidade de leitura de imagem de forma coerente;
• Escrever textos coerentes e coesos relacionando com imagens;
Desenvolvimento:
1ª Etapa: explicação da proposta
Os alunos farão a leitura da sequência de imagens. A professora fará o levantamento dos conhecimentos prévios, questionamentos e intervenções.
2ª Etapa: Sequência
Investigação de como as imagens poderiam contar algo de forma lógica. A professora solicitará que um ou dois alunos conte para a turma.
3ª Etapa:
Os alunos escreverão as suas ideias no caderno. A professora deverá orientar os alunos sobre a necessidade de estruturar o texto colocando a introdução, desenvolvimento e final.
4ª Etapa:
Alguns alunos deverão fazer a leitura do conto para a turma onde poderão verificar a coerência, coesão eestrutura do texto.
5ª Etapa:
Os textos deverão ser recolhidos para análise e posterior feedback aos alunos.
Avaliação:
Será analisada a capacidade da criança de ler, de forma coerente, a imagem apresentada, através de levantamentos prévios. Na escrita, serão observadas a coerência e coesão do texto, atentando à estrutura textual (introdução, desenvolvimento e conclusão).