Metodologia e Ensino

Leitura do PCN, Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Trecho: Prática de produção de textos orais e escritos, pag. 74 a 77.

2a. Atividade:
 


Criem um exemplo de atividade prática a ser utilizada em sala de aula, onde o trabalho com a produção de texto é acessível a alunos de vários níveis ou mesmo portadores de necessidades especiais.
ASSUNTO:
ATIVIDADE:

JUSTIFICATIVA: (pequeno parágrafo, embasado na leitura proposta)
DURAÇÃO: (tempo estimado)
ALUNOS: (faixa etária,  série, tipo de necessidades... o que acharem conveniente explicar)
OBJETIVO: (o que aprendizagem espera alcançar)
DESENVOLVIMENTO: (forma de realização, passos)
AVALIAÇÃO: (forma de verificação da aprendizagem)

Um comentário:

  1. Gênero Textual: Conto

    Atividades: Leitura de imagens e produção de texto

    Justificativa: As crianças possuem muita resistência na produção de escrita, dificultando intervenções e o desenvolvimento individual satisfatório nas produções de temas livres ou estabelecidos. Na maioria das vezes, escrevem de forma bastante reduzida, com escassez de detalhes e sem criatividade. Pensando nestas dificuldades, propomos aos alunos a criação de conto através de imagens sequenciadas.

    Duração: 60 minutos

    Alunos: 5º ano

    Objetivos :
    • Desenvolver a capacidade de leitura de imagem de forma coerente;
    • Escrever textos coerentes e coesos relacionando com imagens;
    Desenvolvimento:

    1ª Etapa: explicação da proposta
    Os alunos farão a leitura da sequência de imagens. A professora fará o levantamento dos conhecimentos prévios, questionamentos e intervenções.

    2ª Etapa: Sequência
    Investigação de como as imagens poderiam contar algo de forma lógica. A professora solicitará que um ou dois alunos conte para a turma.

    3ª Etapa:
    Os alunos escreverão as suas ideias no caderno. A professora deverá orientar os alunos sobre a necessidade de estruturar o texto colocando a introdução, desenvolvimento e final.

    4ª Etapa:
    Alguns alunos deverão fazer a leitura do conto para a turma onde poderão verificar a coerência, coesão eestrutura do texto.

    5ª Etapa:
    Os textos deverão ser recolhidos para análise e posterior feedback aos alunos.


    Avaliação:
    Será analisada a capacidade da criança de ler, de forma coerente, a imagem apresentada, através de levantamentos prévios. Na escrita, serão observadas a coerência e coesão do texto, atentando à estrutura textual (introdução, desenvolvimento e conclusão).

    ResponderExcluir