Reflexões Coletivas

O Profissional de Letras

“A formação intelectual do aluno de Letras não é a edição de uma enciclopédia monumental que começa a envelhecer no dia seguinte à sua colação de grau, e sim a formação de um cidadão capaz de agir na construção do conhecimento para atuar junto à sociedade. A formação intelectual é a formação para a competência e não para a simples competição no mercado. (MARCUSCHI, 2009)”

“...precisamos identificar o que se pode entender como uma formação intelectual do profissional de Letras, tendo o cuidado de evitar a sugestão de um catálogo de obras clássicas ou saberes tradicionais acumulados que deveriam ser dominados, pois acredito que o intelectual não é aquele que domina muitos saberes, mas aquele que lida bem com os saberes que domina. O mundo atual está cada vez mais intersisciplinar, multidisciplinar.”

Formação Intelectual do Estudante de Letras

Somos e lidamos com sujeitos linguisticos enquanto educadores, pesquisadores e cidadãos;
Nossa formação intelectual deveria ser dotada de sensibilidade para as minifestações linguisticas em todas as sua extensões – artística, estética, científica, filosófica (A linguagem é um dos mais poderosos instrumentos da prática social e ação política, segundoFairclougt, citado por Marcuchi).

“ A formação intelectual está cada menos no acúmulo de saberes e cada vez mais na capacitação crítica, na autonomia para busca de caminhos e na percepção do que é relevante.”(Marcuschi, 2009)

1a. Atividade
Em grupo, elaborem de dois a três parágrafos, comentando as citações acima, com base nas impressões provocadas pelo seu Curso de Letras.

10 comentários:

  1. Universidade do Estado da Bahia
    Docente: Kátia Leite
    Discentes: Ana Carolina; Cátia Souza; Iranilda Araújo; Juliete Santos; Liliana Mendes; Rosana de Jesus; Queila Monique; Suellen Barreto.

    A maioria dos discentes de Letras acredita que a formação intelectual é apenas uma questão de conteúdo que possa ser suficiente quanto às exigências práticas do profissional.
    A concepção intelectual do discente de Letras deveria basear-se nas compreensões que orientam sua língua, nas teorias atuais de educação, além de estabelecer semelhanças com outras culturas.
    A questão de formação intelectual leva em consideração a formação profissional. É partindo desse princípio que surge uma nova dificuldade: estar mais atentos aos conteúdos e menos voltados para a reflexão crítica. Não desmerecendo os conteúdos, mas estes não devem ser exclusividade.

    ResponderExcluir
  2. Universidade do Estado da Bahia
    Docente: Kátia Leite
    Discentes: Cristiano, Francilana, Mª José, Sandro, Vera Lúcia, Viviane.


    De fato somos estes sujeitos linguísticos e lidamos com sujeitos linguísticos. E nesse sentido, acreditamos que a nossa formação intelectual enquanto estudante de Letras, deve se basear no empreendimento coletivo da socialização dos saberes, como também na privação das certezas, pois, a nossa formação intelectual não é apenas uma questão de acumulo de conteúdos, mas sim um construir de saberes que evolui, e não envelhece com o tempo.
    Portanto, a melhor formação intelectual que devemos ter será feita a partir de um cidadão que seja capaz de agir na construção do conhecimento, bem como, da capacidade da sua ação autônoma, crítica e ética que se constrói uma sociedade.
    Enfim, temos a consciência de que já se encontram impressas em nós, "profissionais de Letras", as marcas deste conhecimento socializado, que tanto tem contribuído para o nosso processo formativo e (des)construtivo da linguagem.

    ResponderExcluir
  3. A linguagem é de extrema importância em nosso dia-dia , nas relações profissionais e pessoais, uma vez que é o veiculo de comunicação mais utilizado pelo individuo.

    A linguagem deve ser observada livre de preconceito respeitando as diferenças, as particularidades e o conhecimento prévio do indivíduo. Através dela o homem torna-se um ser social capaz de analisar e criticar sua sociedade tornando-se um ser político, reconhecendo seus direitos e obrigações na sociedade.
    O profissional esta deixando de ter apenas acúmulo científico de conhecimento e buscando uma capacitação crítica e analítica do saber imposto,sendo assim ele passa a ser capaz de agir na construção de seus conhecimentos para interagir na sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Universidade do Estado da Bahia- UNEB
    Docentes: Kátia Leite
    Discentes: Dáfne, Deisiane, Glaucivone, Nelcimare, Solange e Zulene.

    A formação do profissional de letras implica em primeir a instância não só na formação de alguém que tenha o domínio da língua, mas principalmente em formar um cidadão com consciência crítica e capacidade de compreensão das diversidades línguísticas e sociais.
    A língua é um importante veículo de comunicação e interação social, por isso é importante pensar o papel e a atuação do profissional de letras no meio educacional. A preocupãção do professor em sala de aula não deve se restringir ao ensino da gramática,pois, apenas o domínio da norma culta não basta para tornar o aluno em um cidadão crítico que saiba compreender e respeitar a própria diversidade linguística existente em nosso país.

    ResponderExcluir
  5. A formação acadêmica em Letras, não se restringe apenas em mais um formando em busca de uma posição no mercado de trabalho, mas a uma formação que assuma desde já a responsabilidade de transmitir conhecimentos e experiências à sociedade não sendo obrigado a dominar todas as áreas de conhecimento, mas que ensine bem o que sabe.
    A busca pela formação, atualmente é um aspecto que interessa a muitos, entretanto, politicamente falando, há ainda prioridade em formar cidadãos destinando a eles uma profissão. Aos poucos esta visão vem sendo alterada, promovendo educação que forma profissional/cidadão, ampliando as chances de mudança no rumo da humanidade, promovendo oportunidades a fim de transformá-los em seres pensantes, capazes de refletir em maneiras de melhorar a vida de forma coletiva, criticar ações e sugerir estratégias produtivas.
    O discente deve adquirir conhecimentos e antes de tudo, saber utilizá-los. Este é o papel da escola acadêmica: promover momentos de reflexão onde ele perceba a importância de construir os seus próprios conhecimentos.

    ResponderExcluir
  6. O que Marcuschi que dizer é que o aluno tem um conhecimento teórico adquirido na academia, mais ele deve desenvolver seus conhecimentos na prática no dia a dia, pois muitos conteúdos que foram vistos na formação não serão usados em sala de aula. hoje na formação de um aluno do curso de letras deve-se levar também em conta o seus conhecimentos empíricos, e teórico ou seja é fazendo que se aperfeiçoa é na sala de aula, Que ele mostrara seu potencial é na vivencia que ele parte para a pratica com o suporte teórico

    O que seria esta formação?
    A formação intelectual do aluno do curso de letras independe do saber tradicional fechado sem visão de mundo, que domina apenas o conteúdo que foi visto na sua formação, essa por sua vez vem a cada instante sobressaindo sobre a demais formação, pois seus profissionais buscam na multidisciplinaridade dominar bem seu saber, pois o importante não é saber de tudo um pouco e não ter como dominar o saber mais sim saber o domina e praticá-lo de forma racional.

    ResponderExcluir
  7. Universidade do Estado da Bahia- UNEB
    Docentes: Kátia Leite
    Discentes: VALDILHA ALVES

    A linguagem deve ser observada individualmente respeitando as diferenças, as particularidades e o conhecimento prévio do indivíduo. É neste processo que se pode perceber o seu desenvolvimento,é através dela o homem torna-se um ser social capaz de analisar e criticar sua sociedade tornando-se um ser responsavel pelo seus atos reconhecendo seus direitos e obrigações na sociedade.
    A formação intelectual do aluno em sua vida depende muito de como ele ver o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabei postando antes de terminar desconsidere este obrigada

      Excluir
  8. Universidade do Estado da Bahia- UNEB
    Docentes: Kátia Leite
    Discentes: VALDILHA ALVES

    A linguagem deve ser observada individualmente respeitando as diferenças, as particularidades e o conhecimento prévio do indivíduo. É neste processo que se pode perceber o seu desenvolvimento,é através dela o homem torna-se um ser social capaz de analisar e críticar sua sociedade tornando-se um ser responsável pelo seus atos reconhecendo seus direitos e obrigações na sociedade.
    A formação intelectual do aluno em sua vida depende muito de como ele ver o mundo.O aluno deve adquirir conhecimentos e antes de tudo, saber utilizá-los este conhecimento para sua vida profissional sabendo repassa de forma natural. Este é o papel da escola trabalha de forma culta e clara

    ResponderExcluir
  9. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS (DCHT)
    CAMPUS XVI/IRECÊ

    Adelmo Ferreira de Abreu


    Perfil em relação ao uso das TIC’s

    Eu, Adelmo Ferreira de Abreu, utilizo as TIC’s como ferramentas para estudos, realizando trabalhos acadêmicos, entretenimento por meio das redes sociais, para tanto se faz necessário o uso do computador o qual utilizo em minha residência, na universidade e no meu trabalho. Na minha residência faço trabalhos variados, na faculdade para acompanhamento das aulas e para pesquisa e no trabalho para a realização de diversas atividades, uma vez que trabalho como assistente administrativo e como professor.
    Praticamente não tenho dificuldades em manusear o computador, a não ser quando surgem atualizações do ofice, do sistema operacional, dificuldades às quais supero autonomamente. Todas as atividade que faço utilizo o computador, salvo quando solicitado em manuscrito.
    Faço uso da internet quase todos os dias, mesmo não a tendo em casa acesso no trabalho, na faculdade e no colégio em que ensino. Até os fins de semana costumo utilizar no celular ou na casa de pessoas próximas. Os meus problemas com acesso, acredito que sejam os mesmos da maioria das pessoas da nossa região, devido a velocidade ser muito baixa, para baixar um vídeo demora muito tempo e não é raro a internet cair antes da conclusão, diversas vezes passa vários dias sem sinal, principalmente aqui em São Gabriel, um dos motivos pelos quais eu não a tenho em casa.
    Eu me seguro ao utilizar a rede e até costumo fazer compras, mas sei que corro riscos, por isso devo tomar alguns cuidados para não ficar exposto, preciso saber o que estou fazendo e postando nas redes sociais, ter um pouco de conhecimento para poder identificar o que são mensagens maliciosas com intuito de invadir o meu sistema, em fim, tenho que saber que a internet coloca-me em contato com todo mundo, logo é preciso saber agir adequadamente.
    Tenho pouco conhecimento técnico, a pesar de já ter feito um curso de montagem e manutenção de computadores, não trabalhei na área, como essa é uma área que modifica a cada instante fiquei desatualizado. Fiz outros cursos para trabalha com o sistema operacional Windows e seus recursos. Se bem que, quando eu fiz o primeiro curso eu já manuseava com facilidade o computador, pois aprendi sozinho, assim como o sistema operacional Linux, que manuseio sem ter feito nenhum curso.
    Além do computador utilizo o celular, a televisão, o notbook, microondas e câmeras digitais.

    ResponderExcluir