Reflexões Individuais

3a. Atividade:
Leia e responda individualmente a seguinte questão:

"Ninguém ousaria duvidar que o ensino de Língua Portuguesa é muito importante para a formação do aluno e para sua vida escolar. Mas você considera que o ensino de Língua Portuguesa contribui de fato para a formação dos alunos como pessoas e como cidadãos? Por que?"

48 comentários:

  1. Nivercina
    O proficional faz uso da linguagem e busca por meio dela atingir objetivos cada vez mais desafiador para o seu desenvolvimento intelectual. A linguagem torna o indivíduo provido de conhecimento e apto a se tornar um sujeito integrado, que possa interagir e discutir questões com senso crítico e criativo.

    ResponderExcluir
  2. maurelice
    O professor deve ser um ser critico e transmitir seus saberes para os alunos, conscientizando a serem críticos e argumentativos, trabalhando com eles a pratica da leitura e escrita, valorizando e respeitando as diferenças e o pouco conhecimento de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza. Porque conhecer e usar a língua de forma adequada (dentro das normas padrões) contribui pra o crescimento e ascensão do individuo em sociedade.

    ResponderExcluir
  4. É muito importante porque sem a língua portuguesa não haveria como se comunicar, se expressar...
    A vida de todos seria muito difícil sem a língua padronizada, pois não haveria comunicação entre as pessoas.

    Carol Alves

    ResponderExcluir
  5. Gicélia Gonçalves (EJA)
    O profssional de educação, mais do que qualquer outro, deve analisar a linguagem em todos os seus níveis, como oralidade, escrita e leitura.Ele deve está desprovido de preconceitos ao analizar a linguagem do aluno, levando em conta a sua existência isto é, suas experiências e conhecimentos prévios.Hoje está se buscando uma capacitação crítica, fazendo com que o conhecimento seja analisado criticamente, seja digamos, desconstruído, e esse profissional sendo capaz de fazer uma construção buscando seu próprio conhecimento e suas verdades.

    ResponderExcluir
  6. A língua portuguesa influi e muito a formação visto que conhecer e usar a língua portuguesa de acordo com o padrão facilita a comunicação e padroniza a linguagem e a escrita...

    Suellen Barreto do Santos

    ResponderExcluir
  7. Para ser um profissional de letras é preciso ter um equilíbrio diante das hipócrezias das políticas educacionais e das práticas institucionais, muitas vezes sendo a prática um jogo entre paixão e a razão.

    Solange Porto

    ResponderExcluir
  8. Sim, contribui para que a pessoa tenha desenvolvimento escrito, para poder saber o seu papel em determinados ambiente e respeitar o próximo não desprezando o conhecimento alheio.Tornando assim o aluno uma pessoa participativa intelectual solidário.

    Queila Monique

    ResponderExcluir
  9. O ensino de Língua Portuguesa contribui de fato para a formação dos alunos como pessoas e como cidadãos, pois o aluno irá adquirir conhecimento necessário pra estar inserido na sociedade e saberá lidar assim com a variedade linguística existente.
    Cátia Souza

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que sim, porque uma pessoa que sabe a língua portuguesa ficará mais fácil para arrumar um emprego que exige as normas cultas e além do mais vai ser um destaque a mais para a sociedade, pois ele vai saber como lidar de forma inteligente a hora de usar a língua portuguesa ou o seu dialeto na norma não culta.
    Juliete Santos

    ResponderExcluir
  11. Francisca
    o educador deve procurar desenvolver no aluno,uma competência em relação a linguagem escrita,e oral,para que ele seja capaz de analisar e refletir sobre as mais diferentes questões sociais.

    ResponderExcluir
  12. É de suma importância o ensino da língua portuguesa nas escolas. Porque passa o conhecimento adequado para um bom desenvolvimento intelectual, para que possa enfrentar desafios que exija a norma padrão.
    Liliana Mendes

    ResponderExcluir
  13. Acredito que sim. Pois a linguagem faz parte da vida de todas as pessoas, e é de fundamental importância para a nossa comunicação. Através do ensino de língua as pessoas desenvolvem sua linguagem, melhora sua comunicação com a sociedade e desenvolve sua criticidade. Sendo assim, ele passa a se desenvolver em conjunto com a sociedade.

    Jaisse Mendes de Souza

    ResponderExcluir
  14. GICELIA GONÇALVES (EJA) O ensino da língua é extremamente importante para o desenvolvimento do cidadção uma vez que o individuo a utiliza no seu cotidiano e desenvolve sua capacidade crítica de analizar o conhecimento e de formar suas próprias verdades, acarretando uma concientização dos seus direitos fazendo-o agir com cidadania.

    ResponderExcluir
  15. "O ensino de Língua Portuguesa é importante para desenvolver a leitura e compreensão de textos de diversos gêneros, possibilitando a criticidade já que saber ler é a base para o conhecimento individual. Ela contribui direta e indiretamente para a formação de cidadãos, pois através de leituras e discussões o cidadão adquire conhecimentos."

    ResponderExcluir
  16. Acredito que sim, pois o vivemos em uma sociedade preconceituosa que diz: “fale que te digo quem è” e para nos pronunciar bem precisamos ter um bom conhecimento da língua portuguesa .

    Maurelice.

    ResponderExcluir
  17. Sim, por que além de estar entre as primeiras coisas que aprendemos, é primordial para qualquer cidadão ter uma noção de como se falar bem e se expressar graficamente correto.pois para a sociedade esses itens andam juntos e são essenciais para a formação do cidadão de bom caráter nos parâmetros de hoje.

    ResponderExcluir
  18. ELIVANIA...DISSE...

    Sim, é muito importante porque a língua portuguesa por ser materna, devemos ter maior domínio sobre ela, pois isso,nos ajudara a compreender as coisas que são discutidas ao nosso redor, possibilitando-nos elabora soluções a questões propostas pela sociedade,exercendo assim o nosso direito de cidadão.

    ResponderExcluir
  19. De fato o ensino de língua portuguesa é de extrema importância, e vale ressaltar que ensinar gramática normativa não é tudo. Para que o ensino da língua portuguesa seja frutifero e propicie à formação do aluno como cidadão crítico, é necessário que o profissional de letras compreenda e respeite as variações línguisticas e culturais que os seus alunos trazem consigo, afinal a melhor forma de ensinar é a partir da valorização de cada aluno como um indivíduo.

    ResponderExcluir
  20. Segundo Jean Piaget O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Partindo desse princípio reforço a idéia de que o professor deve estar em sala de aula disposto a entender e a enxergar cada aluno como um indivíduo pronto para aprender, como alguém que está no caminho da formação que o levará a ser um cidadão crítico capacitado a enxergar e compreender por sua própria concepção o mundo que o cerca. Sendo a língua um instrumento de comunicação, o desenvolvimento de cada aluno na sociedade depende da formação linguística do mesmo, e é aí que entra o papel do professor,precisamos instruir nossos alunos de forma que os mesmos possam compreender e respeitar as variações linguísticas e a funcionalidade da língua como discurso e veículo de comunicação.

    Deisiane Alecrim.

    ResponderExcluir
  21. Com certeza.O ensino de letras é de grande importancia, pois é através dele que se faz a continuação, aprimorando ao desenvolvimento do intelectual do aluno como indivíduo e membro de uma sociedade, se tornar sujeito crítico, criativo e responsável diante das situações do cotidiano.

    Veralucia Alves da Silva Brito

    ResponderExcluir
  22. Com certeza o ensino de língua portuguesa é muito importante na vida de cada individuo.Através do ensino o aluno desenvolve a linguagem e adquire mais conhecimento a cada dia ele está se aperfeicoando e buscando melhorar a sua comunicaçâo para formar um cidadâo crítico de uma sociedade.Francilana

    ResponderExcluir
  23. Com certeza o Ensino de língua Portuguesa contribui muito para o desenvolvimento do indivíduo enquanto cidadão. A Língua é um poderoso instrumento de integração que nos permite desenvolver a capacidade comunicativa tornando-nos seres ativos socialmente

    ResponderExcluir
  24. A Língua é muito importante,principalmente quando usada de forma contextualizada.Por isso, é importante que o indivíduo tenha o domínio da língua para usá-la de forma adequada nas mais diversas situações. Assim o ensino de Língua Portuguesa é indispensável para a formação de um cidadão capaz de se comunicar usando a linguagem adequada para cada situação comunicativa. Isso melhora a participação do indivíduo enquanto cidadão na sociedade tornando-o interativo na comunidade a qual pertence.

    Viviane Oliveira Barbosa

    ResponderExcluir
  25. A contribuição do ensino de Língua Portuguesa constitui-se na necessidade que o indivíduo tem de uma boa comunicação. Dessa forma, para que o indivíduo tenha uma boa participação social, é necessário que o mesmo domine uma linguagem formal e informal de acordo com a necessidade que se tem na hora da comunicação. E o ensino da Língua é a melhor forma de se obter o domínio dessas formas de linguagem.

    Maria José Serafim Freire

    ResponderExcluir
  26. De fato o ensino de Língua Portuguesa contribui para formação dos sujeitos, afinal adquirir certo domínio da língua, oral e escrita, torna-se imprescindível para a participação social efetiva dos cidadãos, "pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos (PCNLP).

    Sandro Gomes

    ResponderExcluir
  27. Sim. Pois o conhecimento e domínio da língua portuguesa padrão facilita a comunicação, a leitura, a escrita, da melhores oportunidades de empregos, concursos e além do mais conhecer e dominar lígua portuguesa é importante para a integração das pessoas na sociedade.

    ResponderExcluir
  28. Na primeira parte dos PCNS, a língua portuguesa é apresentada como uma área em mudança, no que se refere ao ensino, pois tem se passado do excesso de regras e tradicionalismo típicos das escolas para um questionamento de regras e comportamentos lingüísticos. No que se costuma chamar de “ensino descontextualizado de metalinguagem” (p. 18), o texto é usado (quando o é) como pretexto para retirar exemplos de “bom uso” da língua, descontextualizados e fora da realidade do aluno, mostrando uma “teoria gramatical inconsistente”. Já a perspectiva mais crítica de ensino de língua apresenta a leitura e a produção de textos como a base para a formação do aluno, mostrando que a língua não é homogênea, mas um somatório de possibilidades condicionadas pelo uso e pela situação discursiva. O mote dessa perspectiva de ensino de língua mais produtivo aparece no próprio texto dos PCN: “Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva” (p. 23). É, portanto, na percepção das situações discursivas que o aluno poderá se constituir como cidadão e exercer seus direitos como usuário da língua.

    Para que a idéia defendida nos PCN possa ser aplicada, é necessário que o foco do ensino saia das regras pré-estabelecidas para se basear na análise de textos, visando `a compreensão e produção. A novidade dos PCN é a inclusão de textos orais no ensino de língua. Dizemos novidade, porque não é comum os livros didáticos e os professores enfatizarem a oralidade na sala de aula. Marcuschi (1997) já alertava para isso, ao analisar diversos manuais didáticos e não encontrar em nenhum qualquer referência a textos orais. Segundo os PCN, é a pluralidade de textos, orais ou escritos, literários ou não, que fará o aluno perceber como se estrutura sua língua.

    ResponderExcluir
  29. Sim. Pois é no uso da língua Portuguesa, que o individuo desta área em especial se destaca, na sua formação tanto pessoal quanto profissional.
    A sua contribuição é de suma importância na vida do aluno, pois o leva a te uma visão de mundo diferenciado’’quem tem conhecimento tem poder “as portas se abrem não voltara as ver as coisas como eram antes.

    ResponderExcluir
  30. Queridos alunos, Parabéns!!!!1 Estou muito orgulhosa de vê-los com tão belas reflexões!!!!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns também à Profª Kátia pela iniciativa!!!!! Beijos a todos

    ResponderExcluir
  32. atraves do ensino da lingua, e de como us-lá o aluno desenvolvera seu senso critico,apender com se fala e se escreve a lingua portuguesa, e que são faladas de formas diferentes aprendendo assim a respeitar a variedade existente no nosso país. Atraves da linguagem e da leitura fica mais facil para o aluno se integrar socialment, mas para que isso aconteça é preciso que os professores possuam uma boa prática pedagógica e respeites as diversidades de cada individuo. o professor não deve apenas se preocupar em "passar"conteudos é preciso uma metodologia que formem cidadãos.


    dafne araujo mendes

    ResponderExcluir
  33. Sim,para nós falantes da Língua Portuguesa, claro. Por que dessa forma, torna a comunicação clara e enriquecedora para o falante e para o ouvinte.Se a língua é ensinada, consequentemente há uma troca de conhecimento entre o transmissor e o receptor, uma iteração.Também nos torna conscientes de que o português não é só o padrão, há também suas variações e que estas não fazem de um ser humano menos cidadão que o outro, pelo contrário, faz de cada um, um cidadão em especial.

    Eliana Pires de Souza

    ResponderExcluir
  34. Perfil em relação ao uso das TIC.
    As questões que nos foi propostas tem por objetivo construir um perfil analisando o conhecimento do aluno acerca do uso das Tic-Tecnologias de comunicação e informação e a sua aplicação no cotidiano, levando em conta a necessidade de utilização no meio acadêmico e para entretenimento também.
    As Tic são geralmente utilizadas como ferramentas para a realização de trabalhos e pesquisas minhas, utilizo também para o meu entretenimento, navegando na internet, visitando sites, ouvindo musicas, acessando redes sócias e jogos. Na maioria das vezes utilizo o meu computador em casa, perante a necessidade para digitar os trabalhos e montar apresentações de slides para apresentações de seminários.
    Diante dessa necessidade estou sempre usando o computador, não possuo dificuldade de manuseio, principalmente em programas básicos que são normalmente utilizados.Portanto não tenho dificuldades em manusear o teclado, porém não possuo conhecimentos técnicos mais aprofundados.
    A utilização da internet é realizada geralmente durante os dias uteis, normalmente na Universidade, faço pesquisas, uso para entretenimento também.Devido a minha residência ser localizada em uma zona rural, há dificuldade em fazer conexão com a internet em casa.
    Sinto-me segura a utilizar o computador e a internet pelo fato de que a pratica aperfeiçoa como faço uso do computador e da internet com frequência, há certa familiarização com o objeto. Não cursei nenhum curso de informática, faço apenas o uso das tecnologias de comunicação e informação através do computador e pelo celular também.

    ResponderExcluir
  35. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS (DCHT)
    CAMPUS XVI/IRECÊ


    Laís Souza de oliveira




    Perfil em relação ao uso das TIC






    Venho utilizando as TIC (Tecnologias de comunicação e informação) por ser uma ferramenta de importância significativa que pode ser utilizada por todos e em ênfase por professores e alunos na construção de trabalhos entretenimento e demais função.
    O computador é muito usado por mim e outros colegas em casa no trabalho em lugares formais e informais por ser uma ferramenta que está no cotidiano e da uma facilidade em atividades que antes requeria tempo e que hoje com o computador é mais rápido e acessível.
    Hoje já não tenho dificuldades no manuseio dos computadores porque treino bastante e não falta orientação quando surge alguma dúvida; sempre que necessário preparo atividades e utilizo os programas para apresentações por que é mais organizado e fácil de trabalhar a internet esta presente todos os dias para elaboração de trabalhos pesquisas entretenimentos e duvidas, utilizo em todos os locais o que precisa é ter acesso,não me lembro se tive problemas com acesso a internet pois sempre esteve ao meu alcance mesmo quando não tinha em casa tinha na escola na casa de familiares nas lan hauses em fim sempre esteve me rodeando.
    Ainda não fiz cursos em técnico, montagem e manutenção de computadores por isso não tenho ainda, este conhecimento, porém me sinto muito segura a utiliza dessa tecnologia por que fiz cursos em informática que me capacitaram a utilizá-los e além dos computadores utilizo outras tecnologias como à televisão, celular, rádio ente outros.


    lais souza

    ResponderExcluir
  36. Perfil em relação ao uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)

    A tecnologia é uma ferramenta indispensável no nosso cotidiano, é por meio dela que conseguimos nos inserir em uma sociedade globalizada, contudo para a inserção nessa sociedade tecnológica a qual aqui se refere ainda se necessita vencer diversos desafios de inclusão, entendendo que para isso é necessário uma politica pública de qualidade.
    Assim as chamada TIC Tecnologia da Informação e Comunicação são ferramentas essenciais na difusão da informação.
    Faço uso frequente dessas tecnologias pertencentes ao grupo da TIC como estudante do curso de Letras esses usos são impositivos, pois se deve estar atento à importância dessas tecnologias para as aplicabilidades com os alunos em sala de aula e até mesmo fora dela.
    Os equipamentos tecnológicos são usados no intuito de obter informação, estudar, ou garantir fruição através do entretenimento, portanto utilizo mais frequentemente o computador, ele faz parte do meu dia-dia, na universidade em casa em ambientes convenientes, utilizo para atividades, como leituras produção de textos, como também para navegar nas redes sociais, esse uso intenso se dar pela necessidade, cobrança do meio ao qual estou inserido, ou seja, a universidade.
    A princípio sentir dificuldades para familiarizar com essas tecnologias o computador, por exemplo, e isso deu pela falta de orientação adequada logo consegui melhorar meu desempenho através de um curso técnico, porém ainda sinto muita deficiência quando preciso resolver problemas técnicos como formatação, necessário para funcionamento da máquina.
    No que se refere aos programas eu utilizo com mais frequência programas de edição de texto, edição de slide para apresentação.
    Quando fazemos referência ao uso da internet sabemos que ela é uma das molas que impulsiona a tecnologia, eu a utilizo de forma mais moderada, fazendo uso na universidade e poucas vezes em casa, pois apesar de estarmos vivendo em um mundo de transformação tecnológica a internet ainda custa um preço muito elevado o que acaba limitando o uso por parte de algumas pessoas, assim utilizo a internet para realização de pesquisas, trabalhos, para obter informações e para acessar as redes sociais.
    As dificuldades para o acesso a internet acaba sendo frequentes por vários motivos além da dificuldade do investimento do governo na criação de CDCs (Centro Digital de Cidadania) que possam inserir o individuo na sociedade digital. Normalmente as dificuldades ao uso da internet são causadas por problema como provedor e velocidade, a minha dificuldade se volta mais para esses problemas.
    Quanto aos hardwares (teclados, mouse, monitor entre outros) instalações de alguns programas, configurações do computador não sinto muita dificuldade em utilizá-los, porém a dificuldade maior encontro na necessidade de formatação da máquina, pois não realizei nenhum curso para a aprendizagem.
    O computador é uma ferramenta não totalmente confiável, ao usa-lo não me sinto completamente seguro, pois o mesmo estando interligado a uma rede de informações que é a internet e dependendo do usuário e suas intenções torna capaz de expor as informações nelas contidas, além de possuírem a possibilidade de uma infecção por vírus paralisando a maquina fazendo com que se percam os arquivos ali existentes, portanto o computador também possui suas vulnerabilidades.
    Para a melhor utilização dessa ferramenta um curso básico é imprescindível na minha experiência o curso foi fundamental porque permitiu o melhor domínio além da facilitação para as realizações das atividades.
    Além do computador existem outras tecnologias comumente utilizadas pelas pessoas que pouco a pouco vêm crescendo seu uso no mercado tecnológico, eu particularmente utilizo além do computador outras diversas como: o rádio a televisão, pen drive, caixinhas de som, celular, aparelho de DVD entre outros.

    Ronaldo Araújo dos Santos (Acadêmico do 4ºsemstre do curso de letras da Universidade do Estado da Bahia), Campus XVI-BA.

    ResponderExcluir
  37. Perfil em relação ao uso das TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação)

    Discente: Rafael Mendes


    As ferramentas de comunicação e informação têm ganhado espaço no meio social nos últimos anos e atualmente são de grande importância para estabelecer relações, diálogos, informações e conhecimento aos que a usam. Uso sempre que possível essas ferramentas para estudar, dialogar com amigo e obter informações.

    Uso corriqueiramente o computador (notebook), pela facilidade de transportar e a necessidade da utilização em grande parte das tarefas acadêmicas. Por ter feito curso básico de computação e digitação ainda quando estudava o ensino médio, hoje não encontro muitas dificuldades no manuseio de computadores, e por possuir esses conhecimentos básicos, sempre que necessário estou preparando atividades e trabalhos usando os programas adequados para elaboração.

    A utilização da internet tenho conseguido frequentemente, na UNEB com a rede sem fio e no celular com o pacote mensal de internet. O uso da internet é essencial para pesquisas acadêmicas, troca de informações por e-mail, e interação social através das redes sociais. A internet que tenho utilizado nos últimos meses não possui a velocidade desejada e acontece que em algumas situações dificulta as pesquisas de trabalhos que são de suma importância.

    O curso básico que fiz de computação e digitação auxiliou para que eu pudesse manusear os principais instrumentos do computador. Além do uso do computador, também utilizo outros meios de comunicação e informação, como o celular, a televisão e o rádio. Esses meios de comunicação citado anteriormente, também exercem grande importância no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  38. Universidade do Estado da Bahia -UNEB
    Docente:Kátia Leite
    Discente:Valdilha Alves
    Perfil em relação ao uso das TIC:
    Estamos em pleno século XXI, onde a tecnologia e a uma ferramenta essencial. Os computadores estão presentes em nossa vida de maneira tão marcante que, parece impossível viver sem eles.
    A internet é uma grandiosa fonte de comunicação para as pessoas, serve também como diversão, distração e aprofundamento dos estudos. É através da internet que sabemos de todos os acontecimentos; as notícias mais importantes e polêmicas em todo o mundo. Usando computadores em vários locais, em casa, no trabalho, nos colégios e universidades. Para os universitários às vezes falta tempo e em outras vezes por falta de orientação acabam cometendo equívocos em trabalhos, os programas nos computadores (software) ajudam na preparação e apresentação de atividades.
    Utilizando a internet diariamente, como fonte de estudos, mais um dos grandes problemas e a conexão que às vezes se torna muito lenta e assim perdendo tempo naquilo que poderia ser utilizado em outros trabalhos. Convém lembrar que em virtude das realizações de trabalhos, é necessário se ter a internet como meio prático para tal intenção. Por subsecutivo, utilizo essa ferramenta com bastante frequência, principalmente na Universidade, local onde é pertinente a procura efetivas de pesquisas e produção de trabalhos acadêmicos.
    Existem situações com relação à produção de trabalhos, a velocidade da internet não ajuda muito e às vezes causa alguma desordem para fins de trabalhos acadêmicos. Contendo cursos básicos de informática, os computadores se tornam mais fácies de se manusear, usando programas, atalhos e configurações.
    O computador (internet) trás também suas desvantagens, não estamos seguros quando utilizando lan house, para construir projetos, pesquisas em que precisamos de muita privacidade e sigilo, do tipo prova que será aplicada têm que nos certificar se realmente saímos com segurança e apagamos do histórico todo o contexto.
    Existem vários outros meios de comunicação e informação através das tecnologias como por exemplos os mais usados: televisão em que nos informa de tudo que acontece no mundo globalizado, recebendo noticias no momento exato em que acontece. E o aparelho celular que e de fácil acesso porem não seguro porque ha lugar em que não tem cobertura de muitas operadoras, dificultando a comunicação entre as pessoas. O computador é uma parte fundamental para a nossa vida social; na escola, trabalho e outros locais o celular, por sua vez só salvou muitas vidas e com a TV, com o rádio e outras tecnologias facilita muito a nossa vida.

    ResponderExcluir
  39. Ultimamente com o avanço das novas tecnologias, as pessoas vivem conectadas de varias formas, e essa conexão está presente em diferentes ambientes diferentes classes sociais, vários contextos, um deles é no contexto escolar, é quase impossível hoje em dia não utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem.
    Antigamente, usar computador e principalmente a internet eram privilégios para poucos, pois era muito caro e de difícil acesso, somente as grandes empresas e pessoas de classe média e alta tinham condições financeiras para ter acesso a essa fonte de grande diversidade que é a internet. Com o avanço dos computadores que antes não cabiam em uma sala e hoje cabem na palma da mão, e com a internet de preço acessível, a internet atingiu todas as classes sociais, os alunos se conectam de notebook, tablete, celular e o fazem a todo momento, inclusive na sala de aula.
    O grande desafio da escola e do professor contemporâneo é trabalhar com as novas tecnologias de forma a consegui aproveitar as potencializadas oriundas das novas tecnologias, é imprescindível usar as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, visto que elas fazem parte da vida do aluno. O grande problema é que os professores em sua grande maioria se sentem despreparados para trabalhar com as novas tecnologias, sentem medo de usá-los, pois, muitas vezes o próprio aluno conhece mais sobre as TICs que os próprios professores.
    Existem também fatores que dificultam o trabalho com o uso das tecnologias na escola, algumas ainda não tem um laboratório disponível, e as que tem na sua grande maioria não tem um profissional competente para ajudar os alunos a usá-los, sem falar na baixa velocidade da conexão, esses e muitos outros fatores impedem que essas tecnologias sejam aproveitadas de forma adequada pelos alunos.
    Trabalho com computador a mais de dez anos, uso diariamente e também dou aula de informática nos finais de semana, a conexão não é das melhores, e o preço para usar uma internet razoável ainda é muito caro, é preciso que o professor busque se preparar e se atualizar em se tratando das TIC, para poder ministrar aulas usando essas tecnologias, não só o computador, notebook, mas também o celular, Datashow etc. todas as tecnologias são viáveis desde que sejam aproveitadas de forma a dá contribuições para aprendizagem dos alunos, para tanto é preciso planejamento, usar estratégias que façam com que os alunos interajam nas atividades e não usem apenas para acessar as redes sociais, embora é possível fazer discussão de vários assuntos usando as redes sociais.
    Portanto, é preciso reavaliar as praticas de ensino, e buscar alternativas que possibilitem aos alunos usufruir das potencialidade que as novas tecnologias oferecem.

    Amauri Santana de Oliveira (Acadêmico de Letras 4º semestre de Letras da UNEB Campus XVI – Irecê/Bahia)

    ResponderExcluir
  40. Meu perfil em relação ao uso das TICs


    As TICs (tecnologias da informação e da comunicação) são de extrema importância nos dias atuais fazendo se necessário o uso das mesmas no enriquecimento do aprendizado das pessoas, pois é através dela que conseguimos informações precisas sobre variados assuntos. Facilitando nos estudos e em pesquisas nos fornecendo o conteúdo necessário para que se tenha um bom desenvolvimento nos trabalhos.
    Quanto ao uso de computadores, está cada vez mais acessível para as pessoas de qualquer tipo de classe social, eu, utilizo bastante deste recurso, não em casa mai na Universidade através dele desenvolvo as minhas atividades disciplinares,m confesso não ter tanta intimidade com o mesmo quando se diz respeito às partes técnicas, mas manuseio bem mesmo tendo algumas dificuldades em certos termos .
    Os programas de computador são bastante utilizados no meio acadêmico, por isso uso bastante para a realização dos meus trabalhos e para a apresentação de seminários
    Faço uso da internet somente quando me é solicitado, ou seja quando necessário , para pesquisas, ou em algumas vezes para me comunicar com amigos .
    Não tenho internet em casa, daí já se vê uma dificuldade quando quero ter acesso tenho que procurar outros meios como Lan house , na universidade ou na casa de algum conhecido portanto já é um problema.
    Como não tenho nenhum conhecimento técnico por computadores acabo me sentindo um pouco insegura tanto com a internet quanto com o próprio computador, em muitas circunstancias a privacidade é mínima.
    Comecei a fazer um curso de informática para suprir minhas necessidades quanto a esse meio tecnológico mas por motivos de trabalho não pude concluir além da utilização do computador também faço uso de celular e televisão .
    Visto o tamanho da importância que os meios de informação e comunicação exerce sobre nós, se torna inviável que não nos aproprie dos mesmos, pois o mundo esta tomado pelas novas tecnologias e cabe a nos futuros professores estarmos sempre nos adequando a elas.

    Gersica Bastos Rocha (Acadêmica de Letras 4º semestre de Letras da UNEB Campus XVI – Irecê/Bahia)

    ResponderExcluir
  41. Perfil em relação ao uso das TIC:
    Hoje em dia a tecnologia é muito útil para o nosso cotidiano em vários sentidos e aspectos, como por exemplo, a internet, é um meio de comunicação de interação com o meio social. É através da internet que sabemos de todos os acontecimentos; as notícias mais importantes e polêmicas em todo o mundo. Em suma, é um instrumento insubstituível para as nossas tarefas diárias; no trabalho, nas escolas...
    Eu, Leandro Pereira, faço satisfatório uso do meu computador. Já que, facilita bastante o meu desempenho para com os trabalhos acadêmicos; utilizo com frequência na Universidade na qual o acesso à internet é livre aos estudantes. Consequentemente, há algumas dificuldades a serem enfrentadas a respeito do manuseio do computador. Decerto, existem várias pessoas que se sentem apreensivas em produzir, digitar algum documento no programa Microsoft Word, programa este que compõe ao sistema do computador; pois apontam uma complexidade em manusear talvez, alguns ícones, ferramentas deste, para a produção do documento.
    Convém ressaltar que em virtude das realizações de trabalhos, é necessário se ter a internet como meio prático para tal finalidade. Por conseguinte, utilizo essa “ferramenta” com bastante frequência, principalmente na Universidade, local onde é pertinente a busca efetivas de pesquisas e produção de trabalhos acadêmicos.
    Há situações com relação à produção de trabalhos, a velocidade da internet não ajuda muito e às vezes causa alguma desordem para fins de trabalhos acadêmicos. Pois, ainda ressalto que a internet é um veículo de comunicação; interação com o meio através de redes sociais; enfim é algo de extrema relevância em nossa vida.
    Em contrapartida, eu, particularmente, não tenho conhecimento a respeito de algum procedimento técnico; configuração ou algo desse tipo. Pois, possuo curso de computação incompleto. Mediante ao uso do computador, me sinto seguro em manusear este, mas, com plena consciência de que a internet oferece riscos se não soubermos manipulá-la. Em redes sociais, por exemplo, devemos ter o máximo cuidado com quem a gente se comunica e muitas vezes não sabemos quem está do outro lado da rede e isso pode oferecer um auto risco.
    Portanto, diante destas observações; do manuseio do computador, acesso a internet e outras implicações, deduz-se que a tecnologia se modifica constantemente. O computador é uma parte fundamental para a nossa vida social; na escola, trabalho e outros locais. Em resumo, temos que nos adequar a essa nova era da informação, principalmente no ambiente escolar.


    (Postado por Leandro Pereira, Acadêmico do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI- IRECÊ-BA).

    ResponderExcluir
  42. Perfil em relação ao uso das TIC

    TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) é um conjunto de recursos tecnológicos que permitem a interação entre as pessoas. No contexto atual que vivemos é importantíssima, pois se constitui como instrumento de informação, conhecimento, trabalho e entretenimento.
    Eu por exemplo utilizo a mesma para diversas tarefas, mas principalmente para me divertir (Assistir vídeos, ler matérias do meu interesse, conversar com amigos pelas redes sociais, ouvir músicas, ver notícias, etc.) e; Para estudar, isso inclui baixar e ler livros, estar por dentro das notícias e discussões da faculdade, acessar o meu e-mail, enviar e-mail para os colegas e professores, acessar a biblioteca e o portal acadêmico do Departamento, fazer slides, desenvolver trabalhos acadêmicos, etc.
    Posso dizer que a TIC já faz parte do meu dia-a-dia, pois estou constantemente ligada a esse instrumento para pesquisar. Uso o computador em casa e na faculdade (Laboratório de informática), não apresento dificuldades para manuseá-lo devido à prática que já tenho com o mesmo, assim utilizo diariamente a internet. Um dos únicos problemas de acesso à internet é a velocidade que ainda é baixa, e na faculdade há um problema de bloqueios de alguns sites, como o Blog e o Facebook (em alguns computadores).
    Não tenho muito conhecimento técnico de computadores (sei utilizar alguns programas do Microsoft Office: Power Point, Word, etc.), porque nunca fiz nenhum curso de informática, o que aprendi foi praticando sozinha ou observando outras pessoas usarem o computador. Em geral, sei utilizar a internet, sei que não posso entrar/ clicar em sites e links suspeitos, pois podem ser vírus. Por isso é importante ter um antivírus instalado no computador.
    Além do computador, utilizo outras TICS, como o celular, e a TV parabólica. Percebo que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação passou a fazer parte da vida diária das pessoas, então estas podem ser importantes aliadas na prática docente.


    Postado por:

    Iara Diane Jesus de Souza
    Graduanda do Curso de Letras
    UNEB - DCHT - CAMPUS XVI

    ResponderExcluir
  43. PERFIL EM RELAÇÃO AO USO DAS TICs


    A tecnologia se tornou algo de fácil acesso para muitos, mais nas escolas ainda percebe uma carência nos investimentos da formação de profissionais, a fim de obter um aluno com mais aprendizagem nas tecnologias de informação e comunicação, é necessário q se faça investimentos na área desses profissionais.
    As TICs são utilizadas de diversas formas e em vários setores, como no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias de informação e comunicação fazem parte do meu dia-a-dia, faço uso delas com frequência, utilizando o desktop e o notebook, eles são partes importantes para a realização de meus trabalhos e como meio de comunicação. Não sendo tão importantes como: os livros, o lápis etc...
    Apesar de possuir curso em informática, ainda encontro dificuldades no manuseio desses objetos, por conterem muitas informações em programas que algumas vezes só são entendidos por técnicos e programadores. Embora sejam poucos os meus conhecimentos em programas de computadores, sempre utilizo alguns software como: Word, Power Point, entre outros, para realização de trabalhos e apresentações dos mesmos.
    Com a avanço da tecnologia surgiu em 1960 à internet, trazendo consigo coisas boas e ruins. Eu a utilizo sempre com assiduidade para práticas de pesquisas, comunicações em redes sociais compras de objetos e para compartilhar trabalhos acadêmicos. Mesmo tendo fácil acesso a internet, ainda pontuo problemas como o acesso a internet na universidade.
    Nos que fazemos uso das TICs, as vezes necessitamos de saber um pouco mais em relação a programas, instalação, etc... Sinto-me segura na utilização de computadores, desde que: possua programas de proteção como antivírus. Em meio a tecnologia, obtenho outros meios de comunicação e informação (televisão, rádio, celular, etc...).
    A tecnologia veio para muitas vezes facilitar o nosso dia-a-dia, proporcionando nos acesso a uma diversidade de informações. Não podemos esquecer que devemos ter bastante cuidado com essas informações e com a proteção dos computadores.





    Danila Miranda Vaz
    Graduanda do Curso de Letras
    UNEB DCHT-CAMPUS XVI

    ResponderExcluir
  44. PERFIL EM RELAÇÃO AO USO DAS TIC.


    Com o surgimento das novas tecnologias e devido à necessidade de nos inserirmos nesse meio, é que passei a descobrir o magnifico mundo digital e também as possibilidades de aprendizagem que esse mundo nos proporciona. Utilizo esse recurso como forma de entretenimento e também como ferramenta de estudo.
    Apesar de eu ter demorado muito tempo para começar a fazer o uso do computador, da (internet),e ainda que eu tenha algumas dificuldades, acredito que tive uma adaptação rápida a essa nova tecnologia, pois a necessidade de estar inserida nesse contexto, quase que me obrigou a adentrar nesse novo mundo.
    Com o meu ingresso na universidade, tive necessidade de saber manusear softwares que até então eram desconhecidos para mim, apesar de já ter tido contato anteriormente com o computador e a internet; pois tive que organizar trabalhos, apresentações que tinham exigências desses recursos, e a partir de então a internet tem sido um suporte para tirar duvidas, aprender novas coisas e também como forma de entretenimento e comunicação, por isso faço uso da mesma diariamente em casa e na universidade.
    A internet que utilizo não é ainda a essencial para poder classifica-la como uma internet de qualidade, mas considerando o grau de dificuldade da nossa região em conseguir um provedor de qualidade, considero a classificação da minha internet como razoável, consigo fazer o acesso às páginas desejadas sem muita insistência.
    Mesmo sabendo manusear a máquina e tendo algumas noções sobre os programas, adquiridas através de um curso de informática feito há algum tempo, não consigo resolver alguns problemas de erro nos softwares, e com isso é necessário que a máquina passe por uma avaliação com um técnico. E com relação à segurança no uso da internet não me sinto absolutamente segura em depositar meus dados na rede, mas procuro sempre investigar se a página que estou acessando é de confiança e se não vai me causar problemas no preenchimento de alguns dados, como no caso de compras por exemplo.
    Portanto, apesar da dificuldade que algumas pessoas tem ao acesso no meio digital, essa tem sido uma ferramenta de grande importância para nossa atualidade, pois essa nova era além de nos proporcionar novos conhecimentos também é uma forma de facilitar e acelerar muitos procedimentos que antes levavam anos para serem concluídos , e hoje com a facilidade dos computadores basta um click para serem resolvidos.
    O desenvolvimento da tecnologia em nossa sociedade tem sido algo que vem crescendo a cada dia com novos celulares cada vez mais modernos que dão acesso à internet, tabletes, entre outros. Apesar de toda essa tecnologia a minha realidade de consumo se priva apenas a alguns como a tv o rádio o dvd, mas com acesso a internet minha disponibilidade é apenas o computador.


    Edineide Araujo de Souza
    Graduanda do Curso de Letras
    UNEB DCHT-CAMPUS XVI

    ResponderExcluir
  45. Perfil em relação ao uso das TICs: Eliud Pereira de Souza Jacome, 4ºsemestre de letras

    As TICs (Tecnologias de informação e comunicação) são ferramentas importantíssimas para o estuo e entretenimento de alunos e professores, sempre venho utilizando-as direta e indiretamente para realização de atividades educativas, uma vez que as mesmas requerem sempre um pouco de diversificação.
    Os computadores estão sempre sendo utilizados como instrumento de pesquisas e elaboração de atividades e documentos, porque como a maioria das atividades devem ser digitalizadas é imprescindível o uso desta tecnologia no meio escolar. Todavia mesmo sendo necessário o uso desse meio tecnológico, existem algumas dificuldades em relação ao manuseio e a utilização de alguns programas do sistema do computador. Todos os trabalhos, atividades e apresentações são preparadas usando algum software (Word, Power point, etc), sendo que ainda existem algumas dificuldades de manuseio dos mesmos.
    A internet é um meio de comunicação muito importante e é utilizado diariamente por mim, em casa, na faculdade, nas escolas onde trabalho uma vez que estou sempre pesquisando e buscando novos conhecimentos, sem falar que é um meio mais rápido de adquirir informações. O único problema com o acesso a internet é em relação à velocidade, uma vez que nos locais que em alguns dos locais os quais utilizo ela é bastante lenta.
    Apesar de está sempre envolvida com a internet e manuseando o computador, não tenho conhecimento técnico suficiente, em relação à configuração, ao teclado e aos programas operacionais da máquina, causando assim uma insegurança em relação à utilização do computador e da internet.
    O único recurso de informática que possuo é o computador, porém utilizo outras tecnologias de informação e comunicação como, por exemplo, o celular e televisão.

    ResponderExcluir
  46. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS (DCHT)
    CAMPUS XVI/IRECÊ

    Adelmo Ferreira de Abreu


    Perfil em relação ao uso das TIC’s

    Eu, Adelmo Ferreira de Abreu, utilizo as TIC’s como ferramentas para estudos, realizando trabalhos acadêmicos, entretenimento por meio das redes sociais, para tanto se faz necessário o uso do computador o qual utilizo em minha residência, na universidade e no meu trabalho. Na minha residência faço trabalhos variados, na faculdade para acompanhamento das aulas e para pesquisa e no trabalho para a realização de diversas atividades, uma vez que trabalho como assistente administrativo e como professor.
    Praticamente não tenho dificuldades em manusear o computador, a não ser quando surgem atualizações do ofice, do sistema operacional, dificuldades às quais supero autonomamente. Todas as atividade que faço utilizo o computador, salvo quando solicitado em manuscrito.
    Faço uso da internet quase todos os dias, mesmo não a tendo em casa acesso no trabalho, na faculdade e no colégio em que ensino. Até os fins de semana costumo utilizar no celular ou na casa de pessoas próximas. Os meus problemas com acesso, acredito que sejam os mesmos da maioria das pessoas da nossa região, devido a velocidade ser muito baixa, para baixar um vídeo demora muito tempo e não é raro a internet cair antes da conclusão, diversas vezes passa vários dias sem sinal, principalmente aqui em São Gabriel, um dos motivos pelos quais eu não a tenho em casa.
    Eu me seguro ao utilizar a rede e até costumo fazer compras, mas sei que corro riscos, por isso devo tomar alguns cuidados para não ficar exposto, preciso saber o que estou fazendo e postando nas redes sociais, ter um pouco de conhecimento para poder identificar o que são mensagens maliciosas com intuito de invadir o meu sistema, em fim, tenho que saber que a internet coloca-me em contato com todo mundo, logo é preciso saber agir adequadamente.
    Tenho pouco conhecimento técnico, a pesar de já ter feito um curso de montagem e manutenção de computadores, não trabalhei na área, como essa é uma área que modifica a cada instante fiquei desatualizado. Fiz outros cursos para trabalha com o sistema operacional Windows e seus recursos. Se bem que, quando eu fiz o primeiro curso eu já manuseava com facilidade o computador, pois aprendi sozinho, assim como o sistema operacional Linux, que manuseio sem ter feito nenhum curso.
    Além do computador utilizo o celular, a televisão, o notbook, microondas e câmeras digitais.

    ResponderExcluir
  47. Perfil em relação ao uso das TIC (tecnologia de informação e comunicação): Maguinólia Silva Lopes acadêmica do 4º semestre letras
    Num mundo cada vez mais globalizado em que as tecnologias se fazem presentes em todos os momentos, é quase impossível não utilizar as TIC (Tecnologia da informação e comunicação). Mesmo não tendo acesso a tantos meios tecnológicos, faço uso de alguns, os que mais utilizo são celular,pen drive, televisão e computador. Os utilizo em casa, e alguns na universidade, tanto para fazer trabalhos como para meu entretenimento.
    Sempre faço uso do computador, uma vez que o utilizo para fazer trabalhos acadêmicos, utilizo softwers como Word e o power point entre outros. Mesmo sempre fazendo uso do computador ainda encontro dificuldades com ralação a alguns programas. Faço uso da internet todos os dias, em casa e na universidade, hoje em dia é quase impossível para professores e alunos não utilizarem esse meio de comunicação, pois, o mesmo possibilita o acesso aos mais diferentes tipos de informações e a noticias praticamente infinitas, alem do acesso as redes sociais. Um dos problemas mais frequentes para o meu acesso a internet é devido a pouca velocidade, também não tenho nenhum conhecimento técnico do computador.
    Apesar da importância da internet não me sinto segura ao utilizá-la, pois assim como a mesma traz muitos benefícios também pode trazer alguns riscos, principalmente com relação aos nossos dados pessoais.

    ResponderExcluir