O uso das TIC na Escola: Mapeamento.

Prezados,

Usem esse espaço para demonstrar os resultados de suas pesquisas.
Bom trabalho!

11 comentários:

  1. Perfil em relação ao uso das TIC


    Em geral, os locais que utilizo a tecnologia de informação são na universidade, em casa e na empresa Data System Informática. È através do computador e da internet, que faço os meus estudos, pois é por meio das pesquisas no computador com internet que consigo fazer os trabalhos da faculdade e assim obter uma boa nota nas atividades e ao mesmo tempo me divirto conversando com meus amigos pelo facebook e jogando diversos jogos. A maior dificuldade em relação ao uso das TIC está em acessar a internet, pois às vezes a velocidade dela fica muito lenta e por isso, os programas demoram bastante para serem carregados. Além disso, de vez em quando a internet cai, porém os alunos são prejudicados, pois ficam sem fazer suas atividades por causa disso. Ao montar meus trabalhos da UNEB, geralmente utilizo a parte interna do computador, ou seja, o Software, pois é neste que são instalados todos os programas que precisamos para trabalhar, navegar, estudar, jogar dentre outras necessidades. Os programas que utilizo para preparar minhas atividades são: A Microsoft Office Word 2007, para digitar textos, A Microsoft Office PowerPoint 2007 para fazer slides, e alguns joginhos interessantes como Xadrez, damas para internet, dentre outros, porque ajudam no desenvolvimento da memória. Utilizo a internet com frequência na UNEB de Irecê e segunda, quarta e sexta no curso de computação de São Gabriel. Não tenho nenhum conhecimento técnico de computadores, mas me sinto segura ao usar o computador e a internet, porque sei que os dois são fundamentais para o meu desenvolvimento intelectual, já fiz o 1º nível do curso de computação e no momento estou fazendo o 2º nível do curso de informática, além do computador o único aparelho tecnológico de comunicação que utilizo é o celular.

    Discente: Márcia Gama Conceição/ 4º semestre de Letras


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relevância comprovada. Difícil ficar sem essa importante ferramenta em nossos dias...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A utilização das TIC como ferramenta de estudo é de fundamental importância para a prática tanto do discente, quanto do docente. E devem ser utilizadas em qualquer ambiente para uma melhor adaptação ao meio moderno em que estamos inseridos. Apesar das dificuldades que encontramos quanto ao manuseamento dessas máquinas, ao longo do tempo, elas se tornaram instrumentos fundamentais para a inserção do conhecimento no ambiente escolar.
    Frequentemente utilizo atividades usando softwares e internet e reconheço a necessidade destes recursos, já que estas ferramentas dinamizam qualquer atividade e facilitam o entendimento do ouvinte. Não possuo conhecimento técnico de computadores, mas o conhecimento básico que possuo já facilita muito na construção dos objetivos pretendidos.
    Possuo curso de informática e além do computador uso instrumentos áudio visuais como vídeos, televisão, DVD, entre outros.

    ResponderExcluir
  5. Perfil em relação ao uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)

    Com o avanço da globalização o uso novas tecnologias vem sendo difundida e utilizada de maneira abrangente na sociedade para facilitar a vida no dia-dia, seja para, pesquisas, mensagens, trabalho, compras e etc. costumo utilizar mais o celular e o computador, para vários fins, tais como downloads, redes sociais, mensagens, ligação, pesquisas e etc. A internet na maioria das vezes é acessada em casa, e esporadicamente a utilizo em outros lugares (se não houver conexão em casa) como, casa de amigos, lan house, ou em centros de educação etc. Não sinto dificuldades pelo fato de ter feito alguns cursos de computação (hardware, ferramentas e acessórios e etc.) até mesmo chegando a lecionar. Às dificuldades que surgem está na lentidão da internet ou do processador ou na queda da rede. Utilizo as ferramentas para a produção de trabalhos, atividades acadêmicas, seminários etc. muitas vezes estou conectado a internet, pois gosto de fazer downloads de musicas, pesquisar, e das redes sociais. Na sala de aula a internet tem sido muito usada na educação. Professores e alunos utilizam-na para quebrar barreiras, tornar o ensino mais interativo, mais criativo, possibilitando assim um ensino mais proveitoso, uma prática pedagógica que torna o ambiente mais atrativo e uma autoaprendizagem que se pode levar para a vida. As novas tecnologias também oferecem alguns riscos principalmente na internet, ela também traz pontos negativos e devemos estar atentos a eles. A internet possui um grande número de informações, o que facilita o acesso a diversos tipos de conteúdos, alguns dos quais não são confiáveis. Por isso, todos devem ter cuidado ao navegar pela internet. Na rede podemos encontrar sites maliciosos, material pornográfico, manifestações de racismo e preconceito, entre outras. Redes Sociais também são focos de crimes virtuais, onde podem acontecer atos associados ao abuso sexual infantil, prostituição, bullying e outras atitudes maliciosas.

    (Postado por Maicon M. Da Silva Matos, Acadêmico do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI- IRECÊ-BA).

    ResponderExcluir
  6. Perfil em relação ao uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)


    TIC é a Tecnologia da informação e comunicação. Atualmente a utilização das novas tecnologias têm contagiado estudantes e pessoas em geral. Além da fascinação que essa prática ocasiona, ela é uma forma de facilitar nossos estudos e um excelente meio de comunicação e informação, como indica sua sigla.
    Eu sinto que não conseguiria mais fazer uma pesquisa sem o uso das TIC. Nas minhas tarefas acadêmicas o computador é o aparelho mais comum, dentre todos os utilizados. Pra mim é uma peça muito importante, pois além de possibilitar o acesso às pesquisas na internet, digito textos, faço slides, transfiro-os para o pendrive e logo em seguida, apresento trabalhos no Datashow.
    A frequência dos acessos a esses recursos é feita diariamente, sendo ora na universidade, ora nas tarefas de casa. O acesso à sites em casa torna-se às vezes muito difícil devido à insuficiência na conexão, ficando muitas vezes impossível as pesquisas online.
    O meu conhecimento sobre software e hardware é razoável, pois consigo conectar, acessar sites, instalar programas, excluir cookies, fazer desfragmentação de disco, restaurar o sistema, organizar documentos e pastas e baixar músicas, vídeos, textos.
    A prática que adquiri foi através da curiosidade, pois fiz apenas um insuficiente minicurso sobre as noções de como usar as formas mais simples como: Word e Power Point.
    Tenho bastante cautela ao usar a internet, não fornecendo senha ou número de cartão de crédito. Além do computador utilizo o Data show, celular e pendrive nos trabalhos acadêmicos e também no dia a dia, pois TIC não é só estudo, é também entretenimento.


    (Bartira de Matos Teixeira- Acadêmico do IV semestre do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia), Campus XVI - Irecê - BA

    ResponderExcluir
  7. (Vilma Oliveira Santos - Acadêmico do IV semestre do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia), Campus XVI - Irecê - BA

    Diante de uma era digitalizada em que vivemos, não se pode ficar de fora e desatualizada no que diz respeito às tecnologias, à informação e às comunicações digitas. Particularmente, faço uso do TICs apenas para estudos e às vezes como entretenimento, nunca imaginei ter em casa um computador, porém devido à necessidade em fazer os meus trabalhos, tive que compra – lo , agora me sinto mais a vontade em casa, e como não tenho muita prática, sinto uma grande dificuldade para fazer alguns trabalhos devido a falta de treino e de prática na elaboração dos mesmos.
    Faço uso da internet com pouca frequência, pois não tenho muito tempo, e aceso somente quando tenho necessidade para fazer os trabalhos da faculdade, o bom que é em casa mesmo. Não tenho muito problema no acesso pois a minha internet é até boa, às vezes quando acontece falha, ligo e vem alguém concertar o sinal, e quando ocorre falhas, pagamos menos a taxa.
    Não tenho conhecimento técnico em computador, meu conhecimento é o básico, e sinto - me segura diante do pouco que sei, tenho tranquilidade e segurança para fazer uso do computador, mas confesso, que antes eu tinha muito medo e não tinha domínio, justamente pela falta de praticidade, fiz o curso a uns quinze anos atrás, porém sem a prática de nada valia, tudo foi esquecido. Agora graças a Deus e a minha força de vontade, sinto – me segura em relação a esta ferramenta tecnológica, além do computador, também faço uso do celular que para mim é de grande importância em todos os sentidos, não só na comunicação, mas também para pesquisas de trabalhos da faculdade.Também faço uso do rádio e da televisão,pois, são meios de comunicação indispensável. Conclui – se então que os meios de comunicações tecnológicas facilitou muito a vida do individuo em todas as áreas de trabalhos.

    ResponderExcluir
  8. A sociedade presencia hoje, a era de informação, em que os meios tecnológicos já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. A escola deve acompanhar esse processo de mudanças tecnológicas, incluindo assim, as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) como ferramenta metodológica. Faz-se necessário que os professores se adequem aos meios mais fáceis de adquirir informações, que é principalmente através da televisão e da internet. É preciso encarar os novos desafios e aprender a usar as novas fontes de informação como uma mais-valia.
    Nessa perspectiva avaliamos como as TICs estão sendo utilizadas no primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas públicas e particulares das seguintes localidades: Irecê/BA, Lapão/BA, Canarana/BA, Barro Alto/BA, Irecê/BA e Presidente Dutra. Aplicamos um questionário aos professores sobre a utilização das TICs na escola, para assim entender se as TICs estão sendo aproveitadas em sala de aula como material didático e de que forma é possível fazer delas, uma ferramenta de aprendizagem. Investigando assim, as possibilidades de trabalhar com esses recursos no meio escolar.
    Identificamos que os professores de escolas públicas e particulares, sentem dificuldades quanto à utilização das TICs em sala de aula. A maioria dos entrevistados tem acesso a esses recursos, mas sempre em suas residências. As atividades realizadas para fins metodológicos são sempre feitos em casa, para depois serem aplicadas em sala, como por exemplo, as atividades retiradas da internet, etc.
    Em geral os professores estão cientes da importância das TICs, porém não sabem utilizá-las como material metodológico. Reconhecem que precisam de uma capacitação quanto ao uso dessas tecnologias. Além desses problemas, existem muitos outros, como falta de computadores, falta de acesso à internet e falta de apoio da escola.
    Através do estudo realizado, compreendemos que para as TICs serem de fato inseridas no ambiente escolar, é preciso que a escola disponha de formação e capacitação para os professores e alunos, quanto ao uso do computador e da internet.
    Com a realização dessa pesquisa, percebemos que ainda há muitas barreiras que impedem que a utilização desses recursos de fato aconteça, falta formação, discussão e planejamento sobre metodologias da aplicação desses métodos em sala de aula, como forma de mediação da leitura e escrita.
    Portanto, essa pesquisa nos possibilitou ter noções básicas da realidade da utilização das TICs nas escolas pesquisadas, uma vez que as mesmas ainda se encontram em práticas inadequadas em relação ao uso das novas tecnologias, devido principalmente a falta de preparo.
    Diante dessa realidade, concluímos que para ocorrer melhoras no ensino, seria de fundamental importância que todos os alunos e professores pudessem ser inseridos nesse novo contexto de modernidades, já que praticamente toda população acaba de alguma forma sendo introduzida nesse novo mundo, através das novas tecnologias que possibilitam a ampliação de novos saberes que só enriquecem a prática docente e também amplia o conhecimento dos discentes.


    Pesquisa realizada pelas graduandas do Curso de Letras - UNEB - DCHT - CAMPUS XVI:

    Carina Silva
    Edineide Souza
    Iara Diane Souza
    Juliana Oliveira
    Vilma Santos

    ResponderExcluir