Fórum 3º Semestre 2012


Vamos refletir:

Em texto único, responda às questões discutindo-as a partir do material de leitura abaixo. Em seu texto deve haver ao menos uma citação, presente em cada texto indicado, que ratifique sua resposta:

1. Qual a importância do planejamento para a prática docente?
2. Será que o professor que não é leitor, pode formar leitores? 



Acessem os links e boa leitura!

http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0938134.pdf
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_literarios/pdf_literario/037.pdf
http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf
http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Avaliacao_Livro.pdf

21 comentários:

  1. Muito interessante esse espaço de divulgação de saberes .... fico feliz pelas conquistas acadêmicas deste Departamento e aproveito o ensejo para parabenizar a toda equipe ... iniciei um projeto no ano de 2001 neste dep a respeito da Gramática o uso e abuso nos espaços escolares poderia ser reestruturado bjs PARABÉNS E SUCESSOS

    ResponderExcluir
  2. Professora fiquei esperando até agora por instruções, mas não foram colocadas nenhuma. Só vou ter acesso a net na parte da tarde espero que ainda seja a tempo de fazer a atividade.

    ResponderExcluir
  3. A hora de minha postagem foi 9:00 e não 4:01 como está mostrando acima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelmo, já vou postar. Vocês poderão responder até o dia 10/02.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A partir de um entendimento sobre o que é a Literatura e quais as formas mais adequadas de transmitir esse conhecimento é que o trabalho do professor toma uma direção certa para que alcance os seus objetivos. Para isso, o educador deve explorar todas as capacidades e tendências dos alunos.
    A ideia do significado da palavra Literatura se diverge. Nem todos sabem sobre o seu real significado.A Literatura é a mais importante das disciplinas.
    A literatura é uma transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal que propõe um tipo arbitrário de ordem para as coisas, os seres, os sentimentos. Nela se combinam um elemento de vinculação à realidade natural ou social, e um elemento de manipulação técnica, indispensável à sua configuração e implicando uma atitude de gratuidade. Gratuidade tanto do criador, no momento de conceber e executar, quanto do receptor, no momento de sentir e apreciar (CANDIDO, 1965a, p.53).
    É preciso que o professor domine aquilo que transmite. É importante que a leitura faça parte da sua vida como professora, seja leitor de jornal, revista, literatura, e tenha práticas de leitura que sejam diversificadas. O professor precisa dominar aquilo que para que os alunos sigam o seu exemplo, fiquem influenciados pelo hábito de ler.
    Planejamento é quando analisamos, organizamos e fazemos planos antecipadamente. Pra qualquer coisa que vamos fazer precisamos antes planejar, ou seja, pensar numa forma mais adequada de realizar esse determinado ato. Portanto o planejamento faz parte da nossa vida.
    Numa sala de aula é importante antes de tudo planejar, pois o planejamento é a reflexão da ação, o pensar sobre o antes, durante e depois.
    Para que uma ação seja eficaz ela precisa de um planejamento, pois o planejamento em si é um processo que precisa de muita organização e decisão, revelando suas metas e intenções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O planejamento é de fundamental importância para a prática docente porque é o ponto de partida para o professor atingir a meta desejada, ou seja, é um projeto com uma relação de tarefas que devem ser seguidas passo a passo para manter a organização da escola, o controle e o domínio dos conteúdos, dos alunos e de todos que fazem parte do ambiente escolar . Por isso, o planejamento é utilizado para que os educadores possam formar no futuro cidadãos conscientes. Entretanto ele é visto como sendo o facilitador da aprendizagem, uma vez que, é basicamente um regulador das ações educativas. Portanto, o planejamento é a realização de um trabalho planejado anteriormente que visa melhorar a qualidade de ensino e a prática dos educadores no cotidiano, buscando assim um futuro melhor tanto para as pessoas que frequentam a escola, como também para a transformação da sociedade.
      O trabalho do professor centra-se no objetivo de desenvolvimento e sistematização
      da linguagem interiorizada pelo aluno, incentivando a verbalização da mesma
      e o domínio de outras utilizadas em diferentes esferas sociais. Os conteúdos
      tradicionais de ensino de língua, ou seja, nomenclatura gramatical e história da
      literatura são deslocados para um segundo plano. O estudo da gramática passa
      a ser uma estratégia para compreensão/interpretação/produção de textos e a
      literatura integra-se à área de leitura. (Brasil, 2002)
      2- Se o professor não transmitir prazer no que está lendo para seus alunos, além de não formar alunos leitores ele vai ta sendo um péssimo profissional da leitura. Pois, quando o educador não tem gosto pela leitura eles são incapazes de passar uma energia positiva para os discentes e portanto, os estudantes não tem o mínimo interesse em ler os livros. Porque o professor é o mediador que tem o compromisso de fazer com que os discentes tenham prazer pela leitura e se ele não cumpre com sua obrigação, muito menos os alunos vão querer participar dessa desmotivação, já que o mestre não se importa. Portanto, o educador só poderá formar bons leitores se passar para os alunos uma boa energia daquilo que está lendo, fazendo com que eles se sintam emocionados com a mensagem que o texto quer transmitir e reflitam sobre a situação. Só assim o docente conseguirá construir alunos leitores.
      Márcia Gama Conceição

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Resposta das questões solicitadas

    Por: Iara Diane Jesus de Souza


    Planejar é uma ação necessária para o sucesso de qualquer atividade, pois a mesma permite que se trace metas para alcançar o(s) objetivo(s) almejado(s). Sendo assim, o planejamento de ensino tem uma dimensão muito importante para a prática docente, pois possibilita ao professor uma organização e consequentemente uma reflexão sobre a sua prática. Segundo Regina Barros Leal: “O que é importante, do ponto de vista do ensino, é deixar claro que o professor necessita planejar, refletir sobre sua ação, pensar sobre o que faz, antes, durante e depois.” (p.1).
    Pensar em planejamento, implica pensar em reflexão, percebe-se então, que para que o professor consiga alcançar sucesso no processo de ensino, faz-se necessário que o mesmo tenha uma planejamento de ensino, e que reflita sobre a sua prática pedagógica antes, durante e depois de sua aplicação.
    Percebe-se então, o valor do planejamento para a prática docente. O que denota que um dos fatores para o caos no ensino, seja a falta de planejamento dos professores, sem um planejamento torna-se quase impossível cumprir com os objetivos da escola.
    Para cumprir com os objetivos da escola, como ensinar a língua padrão, formar seres conscientes, críticos, bons leitores, é preciso que além do planejamento de ensino, a escola dê ênfase também no ensino de literatura, pois para Alice Vieira, a literatura:

    "Assim como outras formas de expressão artística, ela propicia o desenvolvimento integral do homem, que percorre, pela linguagem, mundos desconhecidos, cria e recria realidades, vivencia situações, amplia o conhecimento de mundo, encontra o equilíbrio emocional e psíquico, desenvolve seu senso crítico. Seja no papel de escritor ou de leitor, a literatura possibilita ao homem a expansão do seu potencial criador e imaginativo, satisfazendo sua necessidade de ficção." (p.442).


    A literatura é uma fonte inesgotável do saber, por isso os professores de língua portuguesa precisam ter uma melhor formação, para saber como aplicá-la com um mais valia no ensino. O professor de língua portuguesa deve ser um eterno leitor, e principalmente um leitor literário, para assim, compreender a importância da literatura na formação humanística do individuo, e assim, instigar e provocar o desejo da leitura literária no aluno.
    Segundo Fátima Sozza :

    "A compreensão de sentidos do professor não vai muito além da compreensão do aluno a não ser pela sua experiência de mundo. Na verdade, nós professores somos muito mais leitores de mundo do que leitores de livros. Quando se fala em leitura de livro, o livro que mais orienta o professor em seu trabalho é o livro didático, por não ter conhecimento o suficiente para produzir outros materiais ou por insuficiência de tempo para pesquisa.” (p. 352)


    Assim, um professor que não é leitor, não pode formar leitores. Pode- se concluir então, que para que o professor de literatura progrida no ensino, é necessário que ele tenha uma boa formação profissional, um bom planejamento e que o mesmo seja um bom leitor.


    REFERÊNCIAS

    VIERA, Alice. FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NA ESCOLA BRASILEIRA: CAMINHADAS E LABIRINTOS. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 441-458, maio/ago. 2008.

    SOZZA, Fátima Aparecida de Oliveira. Literatura e ensino: formação do professor x formação de leitor do aluno. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 345-356.

    LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de seu texto Iara, foi a melhor resposta para os questionamentos da professora até o momento, parabéns.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Que bom que você gostou Adelmo. Eu discordo da sua opinião, pois acho que não existe uma melhor resposta, acho que todas as respostas acabam se complementando, mas mesmo assim, fico lisonjeada com o seu parecer...Obrigada!

      Ass.: Iara Diane.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O planejamento é de fundamental importância para a prática docente porque é o ponto de partida para o professor atingir a meta desejada, ou seja, é um projeto com uma relação de tarefas que devem ser seguidas passo a passo para manter a organização da escola, o controle e o domínio dos conteúdos, dos alunos e de todos que fazem parte do ambiente escolar . Por isso, o planejamento é utilizado para que os educadores possam formar no futuro cidadãos conscientes. Entretanto ele é visto como sendo o facilitador da aprendizagem, uma vez que, é basicamente um regulador das ações educativas. Portanto, o planejamento é a realização de um trabalho planejado anteriormente que visa melhorar a qualidade de ensino e a prática dos educadores no cotidiano, buscando assim um futuro melhor tanto para as pessoas que frequentam a escola, como também para a transformação da sociedade.
      O trabalho do professor centra-se no objetivo de desenvolvimento e sistematização
      da linguagem interiorizada pelo aluno, incentivando a verbalização da mesma
      e o domínio de outras utilizadas em diferentes esferas sociais. Os conteúdos
      tradicionais de ensino de língua, ou seja, nomenclatura gramatical e história da
      literatura são deslocados para um segundo plano. O estudo da gramática passa
      a ser uma estratégia para compreensão/interpretação/produção de textos e a
      literatura integra-se à área de leitura. (Brasil, 2002)
      2- Se o professor não transmitir prazer no que está lendo para seus alunos, além de não formar alunos leitores ele vai ta sendo um péssimo profissional da leitura. Pois, quando o educador não tem gosto pela leitura eles são incapazes de passar uma energia positiva para os discentes e portanto, os estudantes não tem o mínimo interesse em ler os livros. Porque o professor é o mediador que tem o compromisso de fazer com que os discentes tenham prazer pela leitura e se ele não cumpre com sua obrigação, muito menos os alunos vão querer participar dessa desmotivação, já que o mestre não se importa. Portanto, o educador só poderá formar bons leitores se passar para os alunos uma boa energia daquilo que está lendo, fazendo com que eles se sintam emocionados com a mensagem que o texto quer transmitir e reflitam sobre a situação. Só assim o docente conseguirá construir alunos leitores.
      Márcia Gama Conceição

      Excluir
  10. Respostas das questões propostas

    Planejar faz parte da natureza humana. O ser humano está sempre planejando para atingir suas metas, sejam planos a curto prazo ou grandes planos para o futuro.
    O ato de planejar exige organização das ideias, previsão e tomada de decisão. Segundo Regina Barros Leal: “Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato politico-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.”(p.01).
    Quando planeja o professor revela suas pretensões, planejar é um ato de reflexão sobre a prática, é aí que o professor pode avaliar se os objetivos foram atingidos, se os métodos escolhidos foram adequados e qual caminho deve percorrer para que haja aprendizagem. Como conceitua Regina Barros Leal: “ Assim considerado, arrisca-se afirmar que o planejamento de ensino significa, sobretudo, pensar a ação docente refletindo sobre os objetivos, os conteúdos, os procedimentos metodológicos, a avaliação do aluno e do professor”.(p.02).
    O planejamento é fundamental para que o professor desenvolva um bom trabalho e para que ocorra aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento, visto que o planejamento é uma previsão sobre os rumos que vamos seguir. De acordo com Normanda da Silva Beserra:
    “Encarrar o trabalho docente de modo profissional (evitando a improvisação que decorre da falta de planejamento e reflexão ) e ter, sobretudo, compromisso com a própria formação podem servir de ponto de partida para que o professor construa sua prática exitosa”.(p.47).

    É fundamental refletir sobre a pratica, antes durante e depois, também é fundamental refletir sobre o mundo que nos rodeia e a melhor maneira é a partir da Literatura pois através dela temos a oportunidade de ampliar , de transformar e recriar nossa realidade. O gosto e o prazer pela leitura é fundamental e o professor deve ser um bom leitor para que possa despertar nos alunos o interesse pela leitura.
    Segundo Normanda Barros Leal:
    “O professor que olha para além do programa escolar e que tem o interesse em fazer com que seu aluno descubra o prazer da leitura deve prever momentos nos quais, após a partilha da leitura e de um bom texto, não sejam esperadas do aluno mais do que manifestações de apreço, emoção, o riso fácil ou, quando muito um simples comentário, se assim o aluno leitor desejar”( p.48).

    Para que o professor forme leitores é necessário antes que ele seja um bom leitor e que não fique preso somente ao livro didático.
    Maguinólia Silva Lopes 3º semestre Letras

    REFERÊNCIAS
    LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653).
    BESERRA, Normanda da Silva. avaliação em língua portuguesa.Contribuições para a pratica pedagógica.1ª edição, Belo Horizonte: Autêntica, 2007.



    ResponderExcluir
  11. Universidade do Estado da Bahia -UNEB
    Docente:Kátia Leite
    Discente:Valdilha Alves

    Entende se que o planejamento é de fundamental importância para a prática docente porque é o ponto de partida para o professor atingir a meta desejada.
    A partir de um estudo sobre o que é a Literatura e que passamos a compreender quais as arranjas mais ajustadas de conduzir essa informação é que o trabalho do docente toma uma direção adequada para que alcance os seus objetivos. O educador deve explorar todas as capacidades dos alunos com aulas bem planejadas por falar em planejar é uma ação idealização necessária para o sucesso de qualquer atividade, pois através de um bom planejamento se alcanças metas dos conhecimentos jamais imaginados. Sendo assim, o planejamento de ensino tem uma dimensão importante para a prática docente, pois permite ao educador uma coordenação e logo uma reflexão sobre a seu método. Segundo Regina Barros Leal: “Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato politico-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.”(p.01).
    Pensar em planejamento implica pensar em concentração, percebe-se então, que para que o professor consiga obter sucesso na técnica de instrução de repassar seus conhecimentos, faz-se necessário que o mesmo tenha um planejamento de ensino, e que cogite sobre a seu método de educar.
    Compreender então, o valor do planejamento para a arte de ensinar. Por muitas das vezes se planeja e não conseguimos por em pratica tudo aquilo que planejamos. Planejamento torna-se quase impossível cumprir com os objetivos da escola a realidade de cada escola é diferente umas das outras e cada aluno tem um jeito diversificado de aprender.
    Os professores têm que saber e adquirir conhecimento para repassar para seus alunos. O professor de língua portuguesa deve ser um eterno leitor, e principalmente na área da literatura e da gramática , para assim, compreender a importância da literatura na formação humanística do individuo, e assim, instigar e provocar o desejo da leitura literária dos discentes.
    Segundo Fátima Sozza :

    Assim, um professor que não é leitor, não pode formar leitores. Pode- se concluir então, que para que o professor de literatura progrida no ensino, é necessário que ele tenha uma boa formação profissional, um bom planejamento e que o mesmo seja um bom leitor.

    ResponderExcluir
  12. PLANEJAMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PROFESSOR LEITOR
    Adelmo Ferreira de Abreu*
    Docente: Kátia Leite**

    RESUMO: Nesse texto busca-se fazer reflexões a respeito da prática pedagógica do professor levando em considerações o contexto histórico e a realidade da educação brasileira. A análise nasce de inquietações tais como: qual a importância do planejamento para a prática docente? Será que o professor que não ler pode formar leitores? Na busca de elucidar tais questionamentos fomos buscar um apoio teórico de autores tais como: Alice Vieira, Fátima Aparecida de Oliveira Sozza, Regina Barros Leal, Beth Marcurschi e Lívia Suassuna. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.


    PALAVRAS-CHAVES: Planejamento, leitura, professor e aluno.


    Um dos desafios do século XXI é encontrar novos caminhos para tornar os profissionais cada vez mais preparados para diagnosticar, buscar respostas e solucionar problemas. Viver e conviver em um mundo cada vez mais globalizado e informatizado, conectado em uma grande rede, traz consequências importantes no processo de ensinar e de aprender, tanto nos contextos formais quanto nos contextos não formais de educação. E para isso, são necessários professores capacitados para preparar estes novos cidadãos, hoje não é possível manter a mesma forma de ensinar conforme décadas atrás segundo Alice Vieira (2008):
    Se, nas décadas de 60 e 70, com o aceleramento do processo de industrialização na América Latina, a política educacional brasileira estabeleceu como prioridade para o ensino médio a formação de especialistas que fossem capazes de controlar a utilização de maquinarias ou de dirigir os processos de produção, na década de 90, o desafio é outro. Numa sociedade em que o volume de informações aumenta constantemente, em que o conhecimento é rapidamente superado pelas inovações científicas e tecnológicas, a simples aquisição de conhecimentos é insuficiente para a formação de cidadãos e profissionais. A formação do aluno deve ter como alvo, também, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. (VIEIRA, 2008, p. 06)

    Por esta perspectiva, percebemos que mudou muito a forma de educar e ensinar, devido o contexto ser outro, os objetivos são ouros, logo o método de ensinar não pode ser o mesmo. Nesta nova maneira de ensinar é necessário que o professor utilize uma metodologia de ensino focada em um planejamento bem elaborado de forma que chegue na sala de aula sabendo quais os caminhos a seguir, sendo assim, percebemos que o planejar é de fundamental importância para a prática pedagógica do professor, segundo Regina Barros Leal “planejar e pensar andam juntos” (LEAL, p. 01), logo a atividade de ensinar a pensar não poderia existir sem um planejamento adequado. Essa mesma autora afirma que o “planejamento do ensino significa, sobretudo, pensar a ação docente refletindo sobre os objetivos, os conteúdos, os procedimentos metodológicos, a avaliação do aluno e do professor.” (LEAL, p.02). Sendo assim, o planejamento envolve todo o processo de ensino e aprendizagem.
    A respeito da avaliação Suassuna diz que o processo de avaliar não deve ser apenas uma atividade de medir o que o aluno sabe ou não sabe, ela afirma que a avaliação deve ser o ponto de partida de todo planejamento. (SUASSUNA, 2007, p. 22)

    ResponderExcluir
  13. Partindo para o segundo ponto da análise vamos buscar compreender como se dar o processo de formação do aluno leitor, é uma questão mais polêmica devido a complexidade que envolve a aprendizagem dos alunos e a formação do professor, mas é um ponto que não poderia deixar de ser abordado em vista que, segundo Vieira (2008) “a literatura possibilita ao homem a expansão do seu potencial criador e imaginativo, satisfazendo sua necessidade de ficção.” (VIEIRA, 2008, p. 01), sendo assim, é necessário buscar entender o que leva um educando ser um bom leitor? O professor é o principal responsável? Sendo o professor o principal responsável, ele precisa ser também um leitor para ser um bom formador? São questionamentos que buscamos refletir e compreender. Vieira (2008) ainda afirma que:
    No ensino de língua o modelo sociointeracionista, tendo por base a comunicação, substitui o antigo modelo classificatório, e, para a leitura e a formação de leitores, deixam-se implícitos alguns dos fundamentos e princípios da Estética da Recepção, teoria proveniente de pensadores alemães que se disseminava pela Europa e incluía o leitor como elemento essencial dos estudos literários. Assim, a Proposta não indica um cânone literário, devendo a escolha de escritores e obras ser feita pelo professor em razão das variáveis do seu contexto escolar. (VIEIRA, 2008, p. 04)

    A partir desse fragmento de texto já fica claro que as obras que o aluno deve iniciar o processo de formação de leitor deve ser escolhidas pelo professor, logo, cabe inferir que se é o professor que deve escolher, ele precisa conhecer a obra e para conhecer é preciso ler. Souza concorda com esse posicionamento e ao mesmo tempo questiona se isso é uma realidade em nossas instituições de ensino quando questiona: “Ao apresentar um texto literário a fim de trabalhar a leitura e, por conseguinte a formação do leitor imagina-se que o professor esteja preparado para tal demanda, mas será que isso constitui uma verdade?” (SOUZA, 2007, p. 01). Percebe-se que a autora reconhece que ser um leitor é um requisito fundamental, mas ao mesmo tempo nos faz compreender que essa não é a realidade que vemos em nossas escolas. Ao longo do seu texto “Literatura e ensino: formação do professor x formação de leitor do aluno” ela busca comprovar este seu ponto de vista.
    Esta também é a opinião de Alice Vieira como podemos comprovar no seu texto quando ela fala das medidas tomada para a aplicação da literatura nas salas de aula e a formação dos professores:
    No entanto, verifica-se ainda uma grande lacuna entre as metas desses documentos oficiais e a realidade vivenciada pela maioria das escolas e professores brasileiros, uma vez que a ratificação da importância do ensino de literatura na formação de alunos leitores não garante aos educadores conhecimento e um saber-fazer que propicie um ensino de literatura inserido nos estudos de linguagem. p. 1(VIEIRA, 2008, p. 04)

    ResponderExcluir
  14. Fica claro pelo posicionamento dos autores que para formar alunos leitores é preciso ter professores leitores, pois um professor que não ler não consegue avaliar com qualidade o processo de formação dos educandos. Mas vimos também que para que tenhamos professores qualificados é necessário dá as condições necessárias para que o mesmo realize seu trabalho com qualidade. E para isso é preciso que na escola tenha livros em quantidade suficiente para que cada aluno leia o mesmo livro, pois se cada um ler um livro diferente fica impossível o professor conhecer todos e assim seu trabalho fica prejudicado.
    Com base nos teóricos analisados pudemos perceber que para que o professor realize um trabalho de qualidade é preciso realizar um planejamento contendo todos os passos a serem seguidos pelo docente, isso é imprescindível para a boa formação no que tange a questão do ensino e aprendizagem do do educando. E também, somente o professor leitor é capaz de formar leitores, nesse ponto há espaço para alguns questionamentos que poderão fazer parte de novos estudos, falo isso por perceber que um professor leitor com certeza tem mais capacidade para formar leitores, mas será que somente o professor leitor tem essa capacidade? Levanto esse questionamento seguindo o meu próprio exemplo e de alguns colegas, que quando na alfabetização e no ensino básico não tivemos professores leitores e me considero um leitor acima da média brasileira. Logo para analisar esta questão seria preciso aprofundar os estudos para realmente comprovar se professores não leitores são capazes de formar leitores.







    REFERÊNCIAS

    LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Universidade de Fortaleza, Brasil. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653).

    SOZZA, Fátima Aparecida de Oliveira. Literatura e ensino: formação do professor x formação de leitor do aluno. In: CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 345-356.

    SUASSUNA, Lívia; MARCURSCHI. Avaliação em língua portuguesa : contribuições para a prática pedagógica. 1ª ed., 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

    VIEIRA, Alice. Formação de Leitores de Literatura na Escola Brasileira: Caminhadas e Labirintos. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, maio/ago.2008 ieiralice@terra.com.br

    ResponderExcluir